O Design da Literatura Infantil: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo

Douglas Luiz Menegazzi, Eliane Santana Dias Debus

Resumo


O livro ilustrado é um dos principais formatos contemporâneos de livros literários para a infância, pois é projetado para valorizar as relações entre texto, imagem e suporte para a articulação da narrativa. Isso tem tornado o livro ilustrado contemporâneo uma importante ferramenta educacional na formação de leitores e motivado inúmeras pesquisas nas áreas de Educação, Letras e Artes, entre outras. Sabe-se que a qualidade de um livro ilustrado também se deve a seu projeto gráfico. Sendo assim, este artigo tem como objetivo investigar aplicações do design gráfico no projeto de livros ilustrados. A pesquisa se dá por meio de levantamento bibliográfico e, a partir da investigação das características do livro ilustrado contemporâneo, traça paralelos com conhecimentos do design gráfico, exemplificando a discussão. Desse modo, a pesquisa aponta contribuições transdisciplinares entre as áreas de Design e Literatura Infantil. Os principais resultados são pontuados em relação ao design de livros infantis, abrangendo aspectos da (i) materialidade, (ii) diagramação, (iii) tipografia, (iv) qualidades estilísticas dos textos e das (v) ilustrações, (vi) acabamentos gráficos e, por fim, (vii) elementos paratextuais.

Palavras-chave: design gráfico, livro infantil, educação literária.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2018.162.09



SCImago Journal & Country Rank

ISSN 2177-6202