Letramento crítico e cidadania: possibilidades para o uso da Constituição brasileira em aulas de inglês da escola regular

Érika Amâncio Caetano, Pedro Henrique Pádua Carvalho Pinto

Resumo


Atualmente, estudos relacionando o letramento crítico (LC) ao ensino de língua inglesa (LI) em escolas regulares têm sido cada vez mais frequentes no campo da Linguística Aplicada. Tais estudos têm demonstrado como o LC enfoca oportunidades para a autonomia, o engajamento social e o exercício da cidadania pelo corpo discente na rede básica de ensino. Considerando o projeto de lei 6954 de 2013 – ou Projeto Romário, que preconiza o estudo da Constituição Federal (CF) em salas de aula das escolas regulares em território Brasileiro, este artigo tem como objetivo propor atividades à luz das teorias do LC que abarquem o estudo da constituição em aulas de língua inglesa das escolas regulares. Serão propostas três atividades baseadas nos princípios do LC para o ensino médio, utilizando a CF como pano de fundo. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir significativamente para fomentar reflexões sobre possibilidades para o estudo da Constituição Brasileira na educação básica de forma geral.

Palavras-chave: letramento crítico, ensino de língua inglesa na escola regular, Projeto de lei 6954 de 2013.


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DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2018.161.09



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ISSN 2177-6202