Interações em redes sociais e as representações sobre a liderança da comunidade surda em textos verbo-visuais

Neiva Aquino Albres, Vânia de Aquino Albres Santiago, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Resumo


Parte-se do conceito de enunciado concreto, cujas bases estão centradas no princípio dialógico da linguagem proposto por Bakhtin (2010). Discutiu-se como são reconhecidos e representados os líderes da comunidade surda. Qual o papel de textos verbo-visuais nas mensagens postadas em grupos virtuais sobre a representação da liderança da comunidade surda? Objetivou-se compreender como essa forma de comunicação se apresenta contemporaneamente em grupos virtuais do Facebook. O artigo apresenta uma análise dialógica da inserção de cartoons e imagens como forma de representação da comunidade surda sobre os seus líderes políticos em grupos virtuais de discussão na rede social Facebook, mais precisamente, as imagens e textos postados no Grupo – Escola Bilíngue para Surd@s ou na linha do tempo de seus participantes no período de 2010 a 2012. Constatamos que esses textos retratam uma liderança política constituída por “guerreiros” e “super-heróis”, enfatiza a propagação da memória cultural e o exercício de uma cidadania midiatizada representativa da identidade surda, mediada por textos verbais e visuais e suas representações sociais.

Palavras-chave: imagem, verbo-visual, política educacional, educação de surdos.


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DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2015.132.06



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ISSN 2177-6202