Publicidade, humor e ensino: hipóteses de trabalho

Roberto Leiser Baronas, Ligia Mara Boin Menossi de Araujo

Resumo


Neste artigo, de natureza teórico-prática, com base em uma leitura discursiva de quatro outdoors, dados a circular em 2007 por conta de uma campanha publicitária de uma empresa brasileira de hortifrutigranjeiros, perscrutamos a hipótese de se tratar didaticamente tais gêneros discursivos com objetivo de auxiliar no trabalho de produção de textos e leitura na escola. Fundamentamos epistemologicamente nossa proposição na tríade conceitual: cena englobante; cena genérica e cenografia, proposta por Dominique Maingueneau no âmbito dos estudos do discurso.

Palavras-chave: discurso, gênero discursivo, leitura e produção de textos na escola.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo