Francês para Objetivo Específico (FOS): reflexões e práticas em um curso para estudantes do campo da Linguística

Renata Maria Odorissio, Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld

Resumo


O ensino de línguas estrangeiras (LE) vem se inovando e incorporando novos desafios, assim como o ensino de línguas estrangeiras para fins específicos. Neste trabalho, apresentamos uma discussão acerca de aspectos da leitura em língua estrangeira, do Francês para Objetivo Específico (FOS) e discorreremos sobre um curso elaborado para atender a demanda de uma universidade pública no interior de São Paulo. A preparação do curso se desenvolveu em quatro etapas principais- (i) demanda, (ii) análise das necessidades, (iii) coleta de dados e (iv)elaboração do programa e do material didático - e teve como público--alvo estudantes de Letras e Linguística. Serão apresentadas as análises dos dados coletados e as observações realizadas ao longo do trabalho junto ao grupo. O desenvolvimento do curso de leitura em francês como bjetivo específico se pautou na ideia de que a compreensão escrita,enquanto uma das habilidades do aluno-leitor, mobiliza conhecimentos diversos articulados pelo indivíduo e pela interação entre os alunos. Essa análise tem consonância com a premissa segundo a qual a leitura não se restringe à decodificação de elementos linguísticos. Espera-se que este trabalho possa contribuir com reflexões acerca do ensino de Francês para objetivo específico em contexto universitário.

Palavras-chave: Francês para objetivo específico, leitura acadêmica,ensino de língua estrangeira, ensino de francês.


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ISSN 2177-6202