Figuras de ação e análise do trabalho docente: o professor em formação inicial confrontado a seu agir

Francieli Martiny Freudenberger

Resumo


O principal objetivo deste trabalho é identificar as dimensões do agir docente que estão presentes no texto produzido por dois professores de Língua Inglesa em formação inicial durante uma sessão de Autoconfrontação Cruzada. A realização de tal investigação é fundamentada pelos trabalhos do Interacionismo Sociodiscursivo e da Clínica da Atividade. A análise dos dados, que utiliza a noção de Figuras de Ação entendidas como formas interpretativas do agir, discute a adequação tanto do procedimento de geração de dados quanto da interpretação desses em relação ao contexto de formação inicial de professores. Os resultados apontam que o intenso trabalho de negociação de significados estabelecido entre esses professores pode representar um indício de seu potencial desenvolvimento.

Palavras-chave: trabalho docente, formação inicial, autoconfrontação.


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DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2014.121.10



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ISSN 2177-6202