Dinâmicas de colaboração como prática social de aprendizagem significativa

Elaine Mateus, Michele Salles el Kadri, Pricila Gaffuri

Resumo


O objetivo deste texto é discutir sentidos de colaboração que decorrem de experiências vividas no interior de práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e que foram discursivamente representados por atores envolvidos em práxis de ensino colaborativo, no curso de Letras-Inglês, da Universidade Estadual de Londrina. As premissas são as de que aprendizagem significativa se liga à incorporação deliberada de diferente vozes em práxis comum e que a reorganização de práticas sociais tem efeitos tanto nos modos como as práticas são representadas quanto na sua permanência-transformação. Os dados foram coletados ao longo de 2010-2011, em um grupo de 13 participantes. A análise indutiva de conteúdo léxico-semântico gerou três categorias interpretativas, em diálogo com as ideias de Paulo Freire. Os resultados dizem respeito às relações entre aprendizagem de professores/ as e as formas de organização dos contextos de prática de formação.

Palavras-chave: colaboração, ensino colaborativo, práxis, formação de professores/as.


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DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2014.121.07



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ISSN 2177-6202