O ensino da escrita visto pela ótica enunciativa: é possível ensinar uma ausência?

Magali Lopes Endruweit, Paula Avila Nunes

Resumo


Este texto discute a especificidade da enunciação escrita, derivada de nossa leitura e interpretação da obra de Émile Benveniste, tendo por escopo o ensino de língua portuguesa. Para tanto, aborda, em um primeiro momento, a perspectiva enunciativa da escrita com base em Dernières leçons (2012), livro que reúne anotações de Benveniste para as aulas que ministraria no Collége de France. Em um segundo momento, articula as noções discutidas com a proposta de Dufour (2000) sobre a trindade constitutiva da língua para, por fim, pensar a relação que estabelecem com o ensino de produção textual. A hipótese defendida é a de que a leitura, em sala de aula, dos textos produzidos por discentes se configura como um caminho intermediário para o entendimento das propriedades específicas dos aspectos de pessoa, tempo e espaço da enunciação escrita.

Palavras-chave: escrita, enunciação, ensino.


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DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2013.112.09



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ISSN 2177-6202