Schema theory to the field of rading in a foreign language teaching

Ruberval Franco Maciel

Resumo


A leitura tem sido investigada sob várias perspectivas - por lingüistas, psicolingüístas, educadores e, principalmente, por pesquisadores do ensino de segunda língua. Tais pesquisas em lingüística aplicada têm sido desenvolvidas por profissionais no cotidiano do ensino de língua inglesa, em que a leitura é uma das habilidades mais exigidas e que necessita de desenvolvimento no contexto do ensino do inglês como língua estrangeira. Nas últimas duas décadas, a teoria do esquema inspirou muitos pesquisadores nas áreas da análise do discurso e da teoria da leitura e continua exercendo forte influência, em ambas as áreas. Esse artigo elucida algumas definições sobre a teoria do esquema com referência em particular, à leitura. Contrasta pontos positivos e negativos de tal teoria e, por último, apresenta algumas contribuições no campo da leitura no contexto de língua estrangeira.

Palavras-chave: teoria do esquema, leitura, língua estrangeira.

Texto completo: PDF (English)



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo