Categorização gráfica e funcional na aquisição da escrita e da leitura em língua materna

Gládis Massini-Cagliari, Luís Carlos Cagliari

Resumo


Este artigo discute três aspectos fundamentais na decifração do nosso sistema de escrita que precisam ser devidamente compreendidos por professores e alunos para que o processo de alfabetização se realize adequadamente: o princípio acrofônico, a categorização gráfica e a categorização funcional das letras. A categorização funcional controla tanto o princípio acrofônico como a categorização gráfica, consistindo em associar corretamente as letras aos sons, escolhendo, dentro das possibilidades de combinação, a palavra correta. Como a forma correta das palavras é dada pela ortografia, não por algum tipo de transcrição fonética, pode-se dizer que a categorização funcional submete-se à regulamentação ortográfica, sendo definida a partir dela.

Palavras-chave: categorização gráfica, categorização funcional, ortografia, princípio acrofônico, alfabetização.

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DOI: https://doi.org/10.4013/6486



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ISSN 2177-6202