Leitor e texto: a preditibilidade faz a interação

Joselaine Sebem de Castro, Vera Wannmacher Pereira

Resumo


O presente artigo, que está baseado em estudos da Psicolingüística e da Lingüística do Texto, traz o relato de uma pesquisa sobre os efeitos de atividades computadorizadas de predição na compreensão leitora de alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Comparando os pré-testes de leitura com os pós-testes, verificamos uma significativa melhora na compreensão leitora desses alunos, a partir das atividades constantes do CD Estratégias de Leitura, produzido e gerado para fins dessa pesquisa. Tais resultados indicam que o ensino da leitura pode ser significativamente favorecido pelo uso de atividades que exploram a estratégia de predição. Além disso, sinalizam para a possibilidade de outras estratégias igualmente contribuírem para a aprendizagem dessas habilidades.

Palavras-chave: leitura, aprendizagem, estratégias de leitura, preditibilidade.

Texto completo:

PDF




SCImago Journal & Country Rank

ISSN 2177-6202