A co-construção de uma carta como objeto- de-discurso e de ensino-aprendizagem em uma aula de língua materna (LM)

Milene Bazarim, Inês Signorini

Resumo


Neste trabalho, apresentamos o resultado da análise de uma aula de LM para alunos de 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Campinas/SP. Nessa aula, houve a construção coletiva de uma carta para a diretora da escola. A carta, por se constituir um novo referente, além de um objeto de ensino-aprendizagem, também se constituiu como um objeto de discurso. Além dos estudos da sociolinguística interacional, as análises também estão fundamentadas nos estudos sobre referenciação oriundos da análise conversacional de inspiração etnometodológica.

Palavras-chave: ensino de escrita, objetos-de-discurso, interação, ensino-aprendizagem de língua materna.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4013/4864



SCImago Journal & Country Rank

ISSN 2177-6202