Análise de alguns marcadores de controlo de contacto na linguagem da juventude de Madrid e de Buenos Aires
Resumo
Tomando como base de análise as gravações de conversas espontâneas em linguagem de jovens realizadas no âmbito do projecto Corpus Oral del Lenguaje Adolescente (COLA), o presente trabalho, numa perspectiva da Pragmática variacional, pretende comparar a utilização que os jovens de Madrid e de Buenos Aires fazem de alguns marcadores conversacionais de controlo de contacto. Comparam-se os marcadores utilizados, aprofundam-se as funções dos mesmos e determina-se a frequência de cada um, assim como a sua proporção por cada mil palavras (pmp). Presta-se igualmente atenção à utilização que é feita destes marcadores em função do sexo do emissor e do receptor a quem este se dirige, bem como à posição que cada um dos marcadores analisados ocupa nos enunciados em que aparece. O resultado da análise destaca que a variação na lista dos marcadores não só é determinada ou infl uenciada pelas características do falante, mas também pelas dos interlocutores aos quais a mensagem se dirige.
Palavras-chave: Linguística de corpus, linguística contrastiva, linguagem dos jovens, vocativos, marcadores discursivos de controlo de contacto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.