O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência

Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Herivelto Moreira

Resumo


Uma das únicas áreas de estudos que possui um campo específico para estudar a relação com a tecnologia é a área de ensino de línguas. Esse campo é chamado de Computer Assisted Language Learning (CALL). CALL é considerado parte da área de estudos Aquisição de Segunda Língua (Blake, 2008; Chambers, 2010) e, portanto, um ramo jovem da Linguística Aplicada (Beatty, 2010; Chapelle, 2006). É, por natureza, um campo de estudos interdisciplinar que sofre a influência e está ligado a diversos outros campos e disciplinas. Por ser um campo novo (Crystal, 2010), é uma esfera do ensino de línguas que ainda está fragmentada e se move para diferentes direções ao mesmo tempo (Levy, 1997). O objetivo deste artigo é descrever e especificar o campo CALL. O ponto de partida é a relação inicial entre ensino de línguas e tecnologias, quando são mostradas as principais perspectivas sob as quais a tecnologia é vista na área. Explica-se a seguir o acrônimo CALL e asdiscussões e controvérsias relacionadas à utilização dessa nomenclatura. Por fim, são apresentadas definições do que é e abrange o campo CALL. São poucos os pesquisadores e os trabalhos sobre CALL no Brasil (Reis, 2010), ficando clara, portanto, a necessidade de se suprir essa lacuna. É essencial que os profissionais da área tenham conhecimento da existência do campo, do seu escopo e de sua abrangência.


Palavras-chave: ensino de línguas, tecnologia, CALL.


Texto completo: PDF



ISSN: 2177-6202 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0

São Leopoldo, RS. Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP: 93.022 -000. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Projeto gráfico: Jully Rodrigues


 

SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo