Produção de humor em narrativas infantis em espanhol
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a produção infantil de humor a partir de uma perspectiva linguística. A pesquisa centra-se nos aspectos linguísticos da produção e apreciação do humor, analisados a partir de um corpus de 148 narrativas em espanhol sobre o mesmo assunto – uma viagem escolar a Marte –, escritas à mão por alunos de nove a dez anos de idade. Entendendo-se o humor como a experiência de encontrar algo divertido, os tipos de apreciação humorística de que as crianças gostam são os seguintes: discrepância física; violação de expectativas, de comportamento racional e de pensamento conceitual; produção de regras linguísticas em língua marciana e distorções/exageros. A partir dessa abordagem linguística, verifica-se que esses tipos de incongruência derivam de mecanismos lógicos, baseados no raciocínio – analogia, coincidência, etc. – e não em relações sintagmáticas como justaposição ou paralelismo, para citar apenas duas. As crianças envolvidas no estudo podem usar uma série de marcadores humorísticos, incluindo exclamações e indicadores humorísticos – metáforas e unidades fraseológicas, entre outros – para narrar uma aventura neste mundo fantástico. O presente estudo, então, corroboraria a aquisição da competência humorística pelas crianças, com base nos elementos linguísticos que elas utilizam nas narrativas.
Palavras-chave: competência do humor, produção do humor, apreciação do humor, incongruência, crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.













