Sistematização de indicadores de sustentabilidade como ferramenta auxiliar ao projetista na seleção dos materiais de construção

Márcia Bissoli-Dalvi, Cristina Engel de Alvarez, Izabela de Oliveira Hofman, Gerardo Erich Saelzer Fuica

Resumo


O processo de especificação de materiais de construção exige dos profissionais um conhecimento cada vez mais amplo, e, quando correlacionada ao conceito de sustentabilidade, a sistematização de indicadores torna-se uma ferramenta de fundamental importância para a escolha responsável dos materiais construtivos. Esta pesquisa teve por objetivo sistematizar os indicadores potencialmente aplicáveis em um processo de seleção de materiais de construção com base na sustentabilidade. Para a definição dos mesmos foram adotadas como referências as principais ferramentas de avaliação de sustentabilidade, e, para o estabelecimento do alicerce conceitual, foram consideradas as fontes com reconhecida confiabilidade, oriundas principalmente de livros e artigos científicos nacionais e internacionais. A partir da sistematização, foi efetuada a correlação dos indicadores com as dimensões ambiental, econômica, social e cultural do conceito de sustentabilidade. Também foi feita uma análise complementar apontando as etapas do ciclo de vida em que os indicadores atuam para que a sustentabilidade seja favorecida. Como resultado principal, foram listados e conceituados 33 indicadores, sendo perceptível a maior relação dos indicadores com a dimensão ambiental da sustentabilidade. Também foi possível verificar que os indicadores se correlacionam de forma proporcional com as etapas do ciclo de vida, com exceção da etapa Uso/Operação, visto que nesta ocorre menos manipulação do material.

Palavras-chave: indicadores de sustentabilidade, materiais de construção, seleção de materiais.


Texto completo: PDF



ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues



SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo