Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Arquitetura Revista?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Arquiteturarevista está permanentemente aberta a submissões. Arquiteturarevista não cobra taxa de editoração (article processing charges - APC) ou taxa de submissão de artigos. Será exigida a revisão gramatical dos textos aprovados, podendo gerar custo para os autores.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista.

São aceitos para publicação artigos de:

  • Doutores;
  • Mestres, mestrandos e doutorandos em co-autoria com seus orientadores doutores;
  • Graduados ou graduandos em co-autoria com pesquisadores doutores.

Textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Os artigos devem ser enviados eletronicamente, seguindo as etapas do sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos científicos em cada etapa do processo de editoração.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;

  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autores(es);

  • E aprovação da Comissão Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:

    1. Aceitar;
    2. Correções obrigatórias;
    3. Submeter novamente para avaliação;
    4. Enviar para outra revista;
    5. Rejeitar
    6. Ver comentários

Importante:

  • A Arquiteturarevista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores.
  • O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

 

O artigo submetido deve seguir o template disponibilizado <aqui>

 

Condições para o artigo:

  • Seguir o template disponibilizado  acima.
  • Extensão: O texto completo, incluindo tabelas, elementos gráficos, notas e referências, deverá ter extensão entre 4.000 e 8.000 palavras, com o máximo de 22 páginas. O tamanho do arquivo deverá ter, no máximo, 5 MB.
  • Título do trabalho: no idioma do artigo e em Inglês. Se o artigo for redigido em Inglês deve apresentar também o título em Português. Com no máximo 95 caracteres com espaço.
  • Resumo e Abstract: no idioma do artigo e em inglês, em parágrafo único, com até 200 palavras, acompanhado de três a cinco palavras-chaves. Nos casos em que o artigo é escrito em inglês, solicita-se também a apresentação de resumo e palavras-chave em português.
  • Imagens: Se o artigo contiver imagens fotográficas, desenhos e/ou gráficos, esses deverão ser inseridos no interior do próprio texto, preferencialmente imediatamente após a sua citação. A resolução dos elementos gráficos deve permitir o entendimento adequado das informações e a boa qualidade de sua visualização. As legendas devem ser inseridas na parte superior das Figuras, no idioma do texto do trabalho.
  • Citações: As citações no interior do texto devem obedecer ao padrão ISO-690, estilo numérico”, com a indicação entre parêntesis em linha com o texto (não utilizar o sobrescrito).
  • Apresentação das citações diretas, curtas ou longas, que devem ser seguidas pelo número correspondente da referência mais a numeração da página:

    1. Citações diretas com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;
    2. Citações diretas com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, sem aspas, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto, conforme estilo “AR-CitaçaoLonga”, disponibilizado no template.

  • Notas de Fim: As Notas de Fim devem ser usadas somente se forem imprescindíveis para o entendimento do trabalho. Somente são permitidas notas explicativas e não são permitidas notas que contenham referências. As referências deverão estar listadas, ao final do texto, no item Referências. Uma nota de fim deve estar diretamente relacionada ao assunto do texto, e deve-se evitar comentários coloquiais. Não serão aceitas notas de rodapé, com exceção dos dados dos autores, como utilizado no template.
  • Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem.

  • Referências: As referências devem ser listadas na seção “Referências”, com o estilo “AR-Referencias”. As mesmas devem ser numeradas conforme a ordem em que aparecem ao longo do artigo. As citações subsequentes da mesma referência recebem o mesmo número da primeira vez em que foi citada.
  • É obrigatória a inclusão do DOI nas referências que o possuírem bem como manter o link dos mesmos. Favor usar a ferramenta de busca gratuita no endereço a seguir e conferir os DOIs e seus links antes de acrescentá-los às referências: https://search.crossref.org/references
  • Autores não podem ter participado como autor e/ou co-autor de artigos publicados e/ou aceitos para publiação na Arquiteturarevista durante os últimos 6 (seis) meses.

Sugere-se que o trabalho seja organizado como segue:

  • Título do trabalho: no idioma do artigo e em Inglês. Se o artigo for redigido em Inglês deve apresentar também o título em Português. Com no máximo 95 caracteres com espaço.
  • Resumo e Abstract: no idioma do artigo e em inglês, em parágrafo único, com até 200 palavras, acompanhado de três a cinco palavras-chaves. Nos casos em que o artigo é escrito em inglês, solicita-se também a apresentação de resumo e palavras-chave em português. O resumo deve conter, no mínimo: justificativa do tema, objetivo, método e resultados.
  • Introdução: visão geral sobre o tema, indicando a sua relevância, com definição do objetivo do trabalho.
  • Revisão bibliográfica: pode ser apresentada integrada ao texto da Introdução ou em seção específica, conforme critério dos autores.
  • Método: explicação de como o trabalho foi realizado. Pode incluir os procedimentos, etapas e/ou objeto de estudo. Se o trabalho for essencialmente fundamentado em Pesquisa Bibliográfica, solicita-se a indicação das principais fontes de pesquisa, termos de busca e/ou categorias de análise das fontes de pesquisa.
  • Resultados e/ou discussões: parciais ou conclusivos, conforme a modalidade do trabalho.
  • Conclusões ou Considerações finais: deve basear-se nos resultados apresentados no item Resultados e Discussões, referindo-se aos objetivos do trabalho. Espera-se que os artigos de revisão indiquem em suas conclusões os caminhos e as tendências das pesquisas sobre o tema.
  • Agradecimentos: quando pertinente devem ser dedicados aos financiadores e apoiadores da pesquisa (é opcional).
  • Referências: as referências utilizadas no texto devem ser listadas na seção “Referências”, com o estilo “AR-Referencias”. O padrão a ser seguido é o “ISO-690, estilo numérico”, seguindo a ordem em que aparecem no texto pela primeira vez. É obrigatória a inclusão do DOI nas referências que o possuírem mantendo ativo o link dos mesmos.

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e seguem o template disponibilizado pela ArquiteturaRevista.     
  3. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, tanto nas propriedades do documento como nos demais dados indicados no template, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Concedo a Revista Arquiteturarevista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).

Também me responsabilizo integralmente pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido. Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo e de seus dados e imagens.

Além disso, caso necessário, o artigo deve ser aprovado junto aos conselhos de ética específicos para cada fim. Essa comprovação poderá ser exigida pela editoria da revista.

Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Arquiteturarevista acima explicitadas.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 1808-5741 - Melhor visualizado no Mozilla Firefox

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional [atualizado em abril/2016]

Av. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei, CEP 93022-750, São Leopoldo, RS. Atendimento Unisinos +55 (51) 3591 1122 R: 3219

Os croquis utilizados no banner (da esquerda para a direta): Pavilhão do Brasil na Expo 70 (Osaka, Japão) e Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) do arquiteto Paulo Mendes da Rocha©.

Projeto gráfico: Jully Rodrigues



SCImago Journal & Country Rank Crossref Member Badge Crossref Similarity Check logo